Pesquisar Cursos
Cursos cadastrados até agora: 460

Senac Piracicaba

página oficial Senac Piracicaba
: : FONE: (19) 21050199
piracicaba@sp.senac.br
Facebook
Rua Santa Cruz, 1148 - Alto / Piracicaba - SP, 13419-030

:: Técnico em Radialista - Operação de Câmera

Perfil do curso
Mercado de trabalho
Grade Curricular

Objetivo
É um curso de Qualificação Técnica de Nível Médio que faz parte do itinerário formativo do Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, que tem como objetivo preparar o aluno para trabalhar na captação de imagens e operar os diversos tipos de equipamentos profissionais. 

Diferenciais
- Plano de Curso atualizado por profissionais sintonizados com as tendências do segmento. 
- Docentes com experiência profissional na área. 
- Aulas dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais de trabalho, que privilegiam a formação de um profissional crítico e criativo. 
- Metodologia de trabalho por projetos, atual e inovadora.

- Atividades realizadas em equipamentos equivalentes aos encontrados no mercado de trabalho. 
- Aulas em ambiente interno (Estúdio) e externo (Locação), que vivenciam a realidade de mercado. 
- Visita técnica monitorada em produtoras de vídeo e emissoras de TV.

Atuação no mercado de trabalho
O Operador de Câmera é o profissional que opera diferentes tipos de câmeras de vídeo, utilizando adequadamente os componentes mecânicos e eletrônicos, bem como os diversos tipos de lentes, de modo a atender às necessidades das produções utilizando a linguagem especifica de cada área de atuação: vídeos sociais, jornalismo, web TVs, documentários, institucionais, moda e publicidade. Poderá atuar em estúdio de TV, produtoras de vídeo, departamentos audiovisuais corporativos e igrejas, agências, bancos de imagem, entre outras. Na sua maioria, são profissionais autônomos, colaboradores de empresas de produção audiovisual ou de radiodifusão e/ou empresários. O exercício da profissão de Operador de Câmera exige registro profissional junto à SRTE - Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego, antiga DRT – Delegacia Regional do Trabalho.

Panorama de mercado
Segundo pesquisas recentes, as novas Tecnologias da Informação e Comunicação transformaram a Sociedade de Conhecimento, impulsionando a produção audiovisual brasileira. Os meios de comunicação de massa, sobretudo o rádio e a televisão, expandiram seus horizontes e métodos de produção com o desenvolvimento da Internet e o surgimento de um novo cenário mundial.
Tal fenômeno provoca o aparecimento de novas demandas para o setor produtivo audiovisual, decorrentes tanto da diversidade dos formatos televisivos, quanto da expansão do cinema nacional e do aumento do número de produtoras, gerando transformações no segmento da radiodifusão.

Para ilustrar a importância desse novo cenário, enquanto o telefone levou 70 anos para atingir 50 milhões de usuários no mundo, o rádio demorou 38 anos, a televisão precisou de 13 anos e a internet de apenas cinco anos. Estima-se que exista cerca de 74 milhões de usuários de Internet no Brasil, um número significativo considerando que em 2001 eram apenas 18 milhões. O site Youtube - maior plataforma de vídeo online recebe, em média, 48 horas de vídeo por minuto e mais de 3 bilhões de visualizações por dia. 
Vale destacar a importância do mercado audiovisual composto por Rádio, TVs aberta e por assinatura e Cinema que movimenta 71,49% do total da verba publicitária no Brasil, totalizando mais de 18,1 bilhões de reais por ano; o mercado de telefonia celular, já que o Brasil possui mais de 210,5 milhões de assinantes, que podem ser considerados potenciais consumidores de conteúdo audiovisual; e as mais de 3.451 empresas que atuam na produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão registradas na Agência Nacional de Cinema – ANCINE.

Proposta metodológica
Aulas teóricas e práticas em estúdio ou espaço adaptado, utilizando diferentes tipos de equipamentos de uso profissional.

Módulo I: Fundamentos de Áudio e Vídeo
Carga Horária: 80 horas

Programa:
- História do audiovisual
- Evolução tecnológica e impactos na comunicação
- Convergência de mídias e cultura digital
- Legislação e ética
- Relacionamento interpessoal
- Mercado de trabalho
- Empreendedorismo
- Produção independente
- Produtos audiovisuais 
- Linguagem radiofônica e televisiva

Módulo IV: Radialista – Operação de Câmera
Carga Horária: 220 horas

Pré-requisitos: Para cursar este Módulo, o aluno deve concluir o Módulo I ou comprovar conhecimentos equivalentes.

Programa:
- Segurança de equipamentos e especificações do fabricante
- Configuração e operação de câmera
- Narrativa audiovisual
- Planos, enquadramentos e movimentos de câmera
- Captação e armazenamento de imagens
- Formatação e formatos de mídias

Clique aqui para conhecer o plano de curso.

Quero fazer este curso!

voltar