Pesquisar Cursos
Cursos cadastrados até agora: 460

Técnico em Radialista - Operação de Câmera

Segundo pesquisas recentes, as novas Tecnologias da Informação e Comunicação transformaram a Sociedade de Conhecimento, impulsionando a produção audiovisual brasileira. Os meios de comunicação de massa, sobretudo o rádio e a televisão, expandiram seus horizontes e métodos de produção com o desenvolvimento da Internet e o surgimento de um novo cenário mundial.
Tal fenômeno provoca o aparecimento de novas demandas para o setor produtivo audiovisual, decorrentes tanto da diversidade dos formatos televisivos, quanto da expansão do cinema nacional e do aumento do número de produtoras, gerando transformações no segmento da radiodifusão.

Para ilustrar a importância desse novo cenário, enquanto o telefone levou 70 anos para atingir 50 milhões de usuários no mundo, o rádio demorou 38 anos, a televisão precisou de 13 anos e a internet de apenas cinco anos. Estima-se que exista cerca de 74 milhões de usuários de Internet no Brasil, um número significativo considerando que em 2001 eram apenas 18 milhões. O site Youtube - maior plataforma de vídeo online recebe, em média, 48 horas de vídeo por minuto e mais de 3 bilhões de visualizações por dia. 
Vale destacar a importância do mercado audiovisual composto por Rádio, TVs aberta e por assinatura e Cinema que movimenta 71,49% do total da verba publicitária no Brasil, totalizando mais de 18,1 bilhões de reais por ano; o mercado de telefonia celular, já que o Brasil possui mais de 210,5 milhões de assinantes, que podem ser considerados potenciais consumidores de conteúdo audiovisual; e as mais de 3.451 empresas que atuam na produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão registradas na Agência Nacional de Cinema – ANCINE.

.: Instituições de ensino que oferecem esse curso no Brasil
logo voltar