Pesquisar Cursos
Cursos cadastrados até agora: 460

Universidade Metodista de Piracicaba

página oficial Universidade Metodista de Piracicaba
: : FONE: (19) 31241749
vestibular@unimep.br
Facebook GooglePlus Instagram Twitter
Rodovia do Açúcar, - Taquaral / - SP, 13.423-17

:: Graduação em Negócios Internacionais

Perfil do curso
Mercado de trabalho
Grade Curricular

A UNIMEP concorreu ao PRÊMIO MELHORES UNIVERSIDADES GUIA DO ESTUDANTE em 2006, com o Curso de Administração - habilitação em Gestão de Negócios Internacionais, do qual o Curso de Negócios Internacionais é herdeiro.

Na ocasião, recebeu o prêmio de "5 estrelas", ou seja, atingiu o nível de "excelência". O curso busca desenvolver sensibilidade para lidar com diferenças culturais e uma perspectiva multidimensional, que permita ao profissional de Negócios Internacionais trabalhar os desafios que transcendem os do mercado interno.

O curso também trabalha as habilidades necessárias para capacitar o Analista (bacharel) para operações de importação, exportação, câmbio, cadeia de suprimentos com âmbito global, trâmites alfandegários e legistação aduaneira. Assim, os egressos estarão aptos a atuar em empresas privadas, na área de prestação de serviços ou indústria, e organizações públicas, em assessorias para negócios internacionais.

No ano de 2013, a UNIMEP concorreu ao PRÊMICO MELHORES UNIVERSIDADES pelo Guia do Estudante e o Curso de Negócios Internacionais recebeu "4 estrelas".

 

Vagas

O Curso oferece 80 vagas no período noturno, no vestibular de dezembro, com aulas no campus Taquaral. Mantém aulas aos sábados, no período vespertino, até o 4º semestre.

 

Duração

O Curso de Negócios Internacionais tem duração de, no mínimo, 4 (quatro) anos, 2.924 horas/aula (74% em aulas teóricas, 26% em aulas práticas e em aulas teórico-práticas).

Acervo Bibliográfico

O Curso de Negocios Internacionais conta com o seguinte Acervo Bibliográfico:

53.898 livros, 11.000 exemplares de periódicos e 1671 periódicos eletrônicos.

Histórico

O Curso de Negócios Internacionais (NI) surge como um curso novo, “herdeiro” ou “sucessor” do Curso de Administração com habilitação em Gestão de Negócios Internacionais (GNI) da UNIMEP, curso “5 estrelas” pelo GUIA DO ESTUDANTE 2006, existente desde 1999, e decorre do fim das habilitações em Administração, como prevê a Resolução CNE/CES no. 4/2005.

O Curso de Negócios Internacionais, bacharelado, segue a nomenclatura dos países da OCDE/UNESCO, que é denominada "International Business", com um ramo da área de Negócios.

Em 14 de dezembro de 2012, foi reconhecido como "Negócios Internacionais", conforme Portaria no. 277 de 14 de dezembro de 2012 do MEC.

Coordenação do Curso
A Coordenadora do Curso de Negócios Internacionais é a Profa. Dra. Regina Célia Faria Simões

rcsimoes@unimep.br

 

Reconhecimento

O Curso de Negócios Internacionais recentemente recebeu a Comissão de Avaliadores do MEC e o Curso foi reconhecido com o conceito "4" (numa escala de 1 a 5). Foi recomendado pelos avaliadores o reconhecimento com a denominação "Negócios Internacionais", tendo em vista que a região de Piracicaba requer profissionais com essa formação específica. 

A Portaria número 277 de 14 de Dezembro de 2012 do MEC publicou oficialmente o reconhecimento do Curso com a denominação apresentada.

Diante das características assumidas pelo Comércio Internacional na atualidade, o perfil do profissional que procuramos formar no Curso de Negócios Internacionais tem as seguintes características relacionadas a um Analista, com visão sistêmica das operações internacionais:

a) capacidade de tomar decisões relativas às diversas áreas dos negócios internacionais, como  câmbio, exportação, importação, legislação aduaneira, transportes internacionais e outras;
b) saber trabalhar em equipe;
c) dominar línguas estrangeiras;
d) conhecer cultura geral, mundial e saber respeitar suas diferenças;
e) conhecer os fundamentos éticos;
f) apresentar visão sistêmica de negócios nacionais e conjuntura internacional;
g) ter habilidade para pensar com criatividade;
h) saber ouvir e respeitar a opinião do outro;
i) ter iniciativa e determinação e,
j) ansiar pelo conhecimento e pela informação.

Disciplinas:

1º Semestre
Economia
Espanhol Comercial I
Inglês Comercial I
Introdução à Gestão
Introdução aos Negócios Internacionais
Leitura e Produção de Texto
Matemática

2º Semestre
Contabilidade 
Direito Comercial 
Espanhol Comercial II 
Inglês Comercial II 
Metodologia e Pesquisa Científica 
Teologia e Cultura 
Teoria das Organizações 
Teoria e Práticas Cambiais 
Vivência em Comércio Exterior

3º Semestre
Análise Macroeconômica 
Custos 
Espanhol Comercial III 
Informática 
Inglês Comercial III 
Matemática Financeira 
Negócios Internacionais I 
Operações Bancárias Internacionais 

4º Semestre
Economia Internacional 
Eletiva I 
Estatística 
Filosofia 
Legislação Tributária e Aduaneira 
Logística, Operações e Cadeia de Suprimentos 
Negócios Internacionais II 
Sistemática de Comércio Exterior 
Sociologia 

5º Semestre
Conjuntura Econômica Brasileira 
Gestão de Pessoas 
Gestão Financeira I 
Gestão Mercadológica
Projetos Aplicados a Negócios Internacionais 
Psicologia 
Transportes e Seguros Internacionais

6º Semestre
Ciência Política 
Direito Internacional e Comércio Exterior 
Economia de Empresas Multinacionais
Gestão Financeira II
Marketing Internacional
Projeto de Monografia 
Técnicas de Pesquisa em Negócios Internacionais 

7º Semestre
Estratégia Empresarial 
Gestão Financeira de Corporações Multinacionais
Monografia I  
Relações Internacionais

8º Semestre
Eletiva II  
Libras (Optativa) 
Monografia II 
Trabalho de Conclusão de Curso 

Quero fazer este curso!

:: Galeria de fotos deste Curso
voltar